14/09/10

ESCOLA DE MÚSICA TRADICIONAL DA LÉRIAS


INSCRIÇÕES ATÉ 30 DE SETEMBRO

Este projecto vai já para o 3º ano de existência, tem como objectivos principais a inclusão da comunidade juvenil no universo artístico, nomeadamente ao nível da música tradicional para que se mantenham costumes, tradições e as raízes com o interior do país (suas origens) se intensifiquem; a dinamização da população, vitimas da escassa oferta cultural existente; possibilitar aos jovens do interior, muitos deles pouco conhecedores do território nacional, pretendemos dar uma visão multicultural.

Devido aos objectivos fulcrais que estiveram na origem da criação da Lérias – Associação Cultural, procura-se dar prioridade aos jovens intervenientes no projecto enquanto sujeitos libertadores de novas formas de comunicar com a comunidade local e nacional, bem como pelo crescimento artístico-criativo pessoal, em partilha com os demais.

Neste tipo de actividades planeadas o impacto final de todo o processo de trabalho vai além dos seus intervenientes, podendo ser notado junto da comunidade local. Pretende-se que os jovens mantenham contacto com as entidades locais, para tal a escola irá apresentar um plano de animação cultural durante o ano lectivo bem como o concerto final com os alunos da escola de música tradicional.

Ao nível dos objectivos que se desejam resultantes da criação da escola estão prioritariamente:

· A promoção e inserção da música tradicional mirandesa em vários contextos.

· A recepção e troca de experiências artísticas diversificada através da recepção de novos formadores e visitas a outros locais de interesse na área.

· O envolvimento da comunidade local, muito confinada às limitações do interior do país, “lufada de ar fresco” no seu dia-a-dia habitual e costumes.

· O sentimento de valorização das suas culturas de parte a parte pelos principais intervenientes e receptores.

No Ano Lectivo 2010/2011, a Escola De Música Tradicional Da Lérias leccionará os seguintes cursos:

Introdução à Gaita-de-foles

Gaita de Foles II e III

Percussões Tradicionais I e II

Iniciação ao Acordeão (A CONFIRMAR)

CONTACTE-NOS

lerias.associacao@gmail.com


Sem comentários: