14/12/10
19/11/10
Noite de Fados - Fados a Preto e Branco - Fonte de Aldeia
03/11/10
SEXTAS CULTURAIS COM BAILES TRADICIONAIS
25/10/10
VOLTAM AS SEXTAS CULTURAIS Com Bailes Tradicionais...
esta Sexta Feira dia 29 de Outubro
ÁGUAS VIVAS
22H
APARECE!
Para aquecer a noite vamos ter chouriça assada para todos (oferta da Comissão da Tradicional Festa das Vacas)...
30/09/10
14ª edição do OuTonalidades!
Este ano Palaçoulo também é palco do Circuito de Música ao Vivo, no dia 15 de Outubro contamos com a presença dos franceses L´Herbe Folle, Quatro franceses multi-instrumentistas. Do jazz ao klezmer, da chanson française ao rock, tudo se entrelaça! O caldeirão de músicas de L´Herbe Folle emana uma forte poção. O circuito volta a unir Portugal e Galiza, através de uma alargada rede de espaços que abrem portas à música que se faz, em cada caso, além do Minho. De 22 de Setembro a 18 de Dezembro, durante 13 fins de-semana, o programa apresenta 69 concertos de 25 grupos em 22 espaços de música ao vivo, constituindo-se como a maior rede de música ao vivo da Península Ibérica. Em território português, o OuTonalidades alarga a sua rede que, nesta edição, se estende a 15 espaços de música ao vivo por todo o país, em 11 distritos, literalmente de norte a sul do país. Este é também o terceiro ano da cooperação entre o OuTonalidades e Rede Galega de Música ao Vivo, circuitos congéneres dos dois lados da fronteira, proporcionando agora a presença de 5 grupos portugueses na Galiza e 5 grupos galegos em Portugal, num total de 36 concertos em regime de intercâmbio luso galaico, de géneros que vão do jazz ao tradicional, do rock ao fado, do ska aos blues, do experimental às músicas do mundo. A festa do OuTonalidades 2010 está servida! Vive o Outono com música ao vivo! mais: http://sitio.dorfeu.pt/ Organização do evento: D´Orfeu Associação Em Palçoulo: Lérias Associação Cultural e Caramonico Associação |
14/09/10
ESCOLA DE MÚSICA TRADICIONAL DA LÉRIAS
INSCRIÇÕES ATÉ 30 DE SETEMBRO
Este projecto vai já para o 3º ano de existência, tem como objectivos principais a inclusão da comunidade juvenil no universo artístico, nomeadamente ao nível da música tradicional para que se mantenham costumes, tradições e as raízes com o interior do país (suas origens) se intensifiquem; a dinamização da população, vitimas da escassa oferta cultural existente; possibilitar aos jovens do interior, muitos deles pouco conhecedores do território nacional, pretendemos dar uma visão multicultural.
Devido aos objectivos fulcrais que estiveram na origem da criação da Lérias – Associação Cultural, procura-se dar prioridade aos jovens intervenientes no projecto enquanto sujeitos libertadores de novas formas de comunicar com a comunidade local e nacional, bem como pelo crescimento artístico-criativo pessoal, em partilha com os demais.
Neste tipo de actividades planeadas o impacto final de todo o processo de trabalho vai além dos seus intervenientes, podendo ser notado junto da comunidade local. Pretende-se que os jovens mantenham contacto com as entidades locais, para tal a escola irá apresentar um plano de animação cultural durante o ano lectivo bem como o concerto final com os alunos da escola de música tradicional.
Ao nível dos objectivos que se desejam resultantes da criação da escola estão prioritariamente:
· A promoção e inserção da música tradicional mirandesa em vários contextos.
· A recepção e troca de experiências artísticas diversificada através da recepção de novos formadores e visitas a outros locais de interesse na área.
· O envolvimento da comunidade local, muito confinada às limitações do interior do país, “lufada de ar fresco” no seu dia-a-dia habitual e costumes.
· O sentimento de valorização das suas culturas de parte a parte pelos principais intervenientes e receptores.
Introdução à Gaita-de-foles
Gaita de Foles II e III
Percussões Tradicionais I e II
Iniciação ao Acordeão (A CONFIRMAR)
CONTACTE-NOS
lerias.associacao@gmail.com
28/07/10
A música tradicional da tradição oral é parte matricial da cultura regional e nacional e tem hoje um papel fundamental na preservação ou recuperação da identidade de um país ou de uma região.
Para salientar a importância e a necessidade de uma arte e ofício de matriz tradicional no âmbito da música de tradição, criámos uma feira, que se pretende um museu vivo onde se continuam a contar histórias: um encontro de fabricantes de instrumentos e músicos, onde se associa o espaço para a aprendizagem, saber e trocas de experiências diversas.
Uma oportunidade para conhecer a variedade e riqueza da música tradicional!
08/07/10
16/06/10
DIÇ QUE HAI FIESTA NE L POBO
06/06/10
MIRANDA MEDIEVAL - A CAÇA AO TRASGO
10/05/10
22 DE MAIO - SÁBADO
UM PASSEIO, MUITAS ÁRVORES…
Plantar árvores, fazer um percurso pedestre, pela segunda edição organizada pela Lérias Associação Cultural dia 22 de Maio 2010.
Esta iniciativa, procura transmitir valores de protecção/conservação da floresta e de prevenção/combate de incêndios, num âmbito cultural e recreativo.
Com o objectivo de continuar a plantação num terreno baldio, procurando ao mesmo tempo, a sua requalificação, pretendemos plantar mais 60 árvores de: Sobreiros e Freixos.
Esta edição será especial, pois contamos com a presença da FAROL DE IDEIAS, produção da sintonia mais verde da televisão portuguesa o programaBIOSFERA.
COLABORE COM ESTA CAUSA
PROGRAMA
22 DE MAIO – PALAÇOULO
9H – ENCONTRO NO BAR DA CARAMONICO
INÍCIO DO PASSEIO – ACOMPANHADO COM BURROS E GAITEIRO DA EMT DA LÉRIAS;
DURANTE O PERCURSO:
CONVERSA DIDÁTICA “A IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES”;
13.30H – ALMOÇO (GRATUITO)
16H – REGRESSO À ALDEIA.
APOIOS:teatro de rua - O CARAMONICO
21 DE MAIO - SEXTA-FEIRA
tEAtRO DE rUA
GRUPO DE TEATRO DE PALAÇOULO APRESENTA:
O cARAmONIcO
21H30 - LARGO DA CRUZ PALAÇOULO
Numa aldeia do Nordeste transmontano algo maligno será libertado. A barreira que separava os caramonos e demónios vindos das profundezas da terra... e o mundo dos mortais, foi destruída. O terror apodera-se da aldeia. Apenas uma menina, indiferente a todos estes acontecimentos brinca sozinha no meio da praça. Uma luta épica será travada entre a inocência e bondade da menina contra estes demónios tão antigos quanto o próprio mundo. Um espectáculo inspirado na historia do “Caramonico”.
org. LÉRIAS ASSOCIAÇÃO CULTURAL & CARAMONICO ASSOCIAÇÃO
28/04/10
08/04/10
FANZINE - UM NOVO PROJECTO
A Lérias Associação Cultural vem por este meio convidar-vos a participar no próximo projecto a edição de uma Fanzine*. Esta Fanzine será editada trimestralmente com início no trimestre Julho/Agosto/Setembro, com o número de exemplares ainda por confirmar.
Enviem-nos trabalhos vossos até ao dia 1 de Junho, para lerias.associação@gmail.com
*Fanzine é uma abreviação de fanatic magazine, mais propriamente da aglutinação da última sílaba da palavra magazine (revista) com a sílaba inicial de fanatic.
Fanzine é portanto, uma revista editada por um fan (fã, em português). Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico, dependendo do poder económico do respectivo editor (faneditor). Engloba todo o tipo de temas, com especial incidência em banda desenhada, poesia, música, natureza, ambiente, cinema, pintura, escultura, artesanato, fotografia, e tudo o que possam imaginar. Também se dedica à publicação de estudos sobre esses e outros temas.
A Fanzine vai conter uma página de publicidade, de forma a conseguirmos algum apoio para a edição, agradecemos que divulguem ou nos contactem para publicidade.
A Fanzine vai ter uma denominação ainda a definir, ajuda-nos a escolher o nome,
NA COLUNA DO LADO
REGULAMENTO DA FANZINE
1. Participação
1.1.: Disponibilizamos o número de vagas dependendo do tamanho dos trabalhos;
1.2.: Não cobramos qualquer taxa de custo;
1.3.: O autor interessado em participar com o seu trabalho ou trabalhos deverá entrar em contacto com a Lérias Associação Cultural enviado para lerias.associacao@gmail.com com nome completo, morada e contacto (para envio de 5 exemplares gratuitos aos participantes); 1.4.: A escolha de trabalhos a publicar são atendidas na mesma ordem que são recebidas;
2. Temas
2.1.: São permitidos quaisquer temas ou géneros, excepto os relacionados no item 3.
3. Temas PROIBIDOS
3.1.: São PROIBIDOS conteúdos ofensivos, caluniante ou difamador contra pessoas, instituições religiosas, particulares ou políticas;
3.2.: São PROIBIDOS conteúdos explícitos e impróprio para menores de 18 anos;
3.3.: São PROIBIDOS trabalhos com direitos de outros artistas;
22/03/10
UM PASSEIO MUITAS ARVORES - 21 DE MARÇO 2010- PALAÇOULO
02/03/10
UM PASSEIO MUITAS ÁRVORES
21 DE MARÇO - 9H PALAÇOULO AMBIENTE
ORG. LÉRIAS ASSOCIAÇÃO CULTURAL
Reflorestar um terreno baldio é o objectivo da Lérias Associação Cultural, através da plantação de 200 árvores. Um dos objectivos é criar mais zonas verdes na região, bem como conservar espécies autóctones da região.
Contamos com o apoio do Município de Miranda, Freguesia de Palaçoulo, Caixa de Crédito Agrícola, AEPGA e Caramonico Associação, no entanto procuramos voluntários para esta causa, contacte-nos: lerias.associacao@gmail.com
Pretende-se realizar um percurso pedestre com convívio, até ao local a reflorestar.